segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Decisão.



Tomada de decisões é o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas.

O conceito do vocábulo decisão é constituído por de (que vem do latim e significa parar, extrair, interromper) que se antepõe à palavra caedere (que significa cindir, cortar). Sendo assim, literalmente significa “parar de cortar” ou “deixar fluir” (Gomes L.; Gomes C.; Almeida, 2006).

Chiavenato (1997, p. 710) elucida ao definir decisão como “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”.

Decidir é posicionar-se em relação ao futuro (Gomes L.; Gomes C.; Almeida, 2006).

Tomada de decisão, segundo Oliveira (2004), nada mais é do que a conversão das informações em ação, assim sendo, decisão é a ação tomada com base na apreciação de informações. Decidir é recomendar entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado.

As decisões são escolhas tomadas com base em propósitos, são ações orientadas para determinado objetivo e o alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão.

A decisão pode ser tomada a partir de probabilidades, possibilidades e/ou alternativas. Para toda ação existe uma reação e, portanto, são as reações que são baseadas as decisões.

A decisão é mais do que a simples escolha entre alternativas, sendo necessário rever os efeitos futuros da escolha, considerando todos os reflexos possíveis que ela pode causar no momento presente e no futuro.

Modernamente entende-se que é impossível encontrar num processo de decisão a melhor alternativa o que faz com que sejam buscadas as alternativas satisfatórias, ou seja, na prática o que se busca é a alternativa que, mesmo não sendo a melhor, leve para o alcance do objetivo da decisão.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomada_de_decis%C3%A3o

Um comentário:

  1. :: e qual foi sua decisão? rs. nem sei do que se trata e já vou perguntando... mas confesso que me fez pensar em algumas atitudes minhas que vêm sendo tomadas. e acho que passam, nada mais nada menos, que decisões. com seus devidos fundamentos, consicência parcial das consequências [não sou jogo búzios] e um pouco de risco e loucura juntos. uma decisão completamente racional não tem muita graça. tem que haver um frio da barriga, um "tilisco" de dúvida e bastante fé [de verdade]. aí sim, acho válido tomar decisões!!! beijo, dani!!! saudades...

    ResponderExcluir